domingo, 29 de novembro de 2009

FESTA RUSSA BALALAIKA II - 17.12

Marque na Agenda!!!

Dia 17.12 tem mais Festa Russa Balalaika II e quem foi na primeira sabe que aguarda muita música, filmes, artes, inspirações, expirações e muita animação...

... em breve programação completa.

Acompanhe o nosso Blog.

domingo, 22 de novembro de 2009

Matrioshka - Brinquedo tradicional da Rússia


“Uma matryoshka não é simplesmente um brinquedo, mas uma expressão da visão de mundo e artística do artesão que a pintou.”- acrescenta Nina Shabálova, especialista em arte folclórica da Fundação do Artesanato da Federação Russa.

A Rússia tem grande tradição em diversos tipos de artesanato, dos quais se destaca a matrioshka, o brinquedo tradicional mais conhecido da Rússia que tornou-se um verdadeiro ícone nacional, souvenir obrigatório na bagagem de todos que visitam o país.

Uma matrioshka, matriochka ou matrioska (em russo матрёшка ou матрешка) ou boneca russa é constituída por uma série de bonecas feitas normalmente de madeira – normalmente de tília –, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.

O número de figuras que se conseguem encaixar é numa seqüência variável, sendo cinco o número mais comum e tradicional, a trinta ou mais um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas nas suas superfícies). Nas mais refinadas, a menorzinha mede em geral entre dois e três milímetros, e a maior chega a quarenta centímetros. Todas são pintadas a mão, sendo as de melhor qualidade sempre assinadas pela autora.

Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética. Normalmente, a figura representada é uma senhora, havendo outros bonecos que representam políticos e figuras conhecidas do público russo.

A versão feminina é designada, por exemplo, na Sérvia, como бабушка (babuchka), que significa "avozinha", enquanto a versão masculina é designada como дедушка (dyeduchka), "avozinho".

A respeito da sua origem existem muitas versões. Uma delas é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.

Apesar de seu papel de destaque no riquíssimo artesanato em madeira da Rússia e de algumas versões do brinquedo já serem conhecidas no país desde o século XVII. Ela foi apresentada ao mundo com grande sucesso no pavilhão do Império Russo na exposição internacional de 1900 em Paris, desde então a matryoshka vem ocupando legiões de artesãos ao longo de sua movimentada história.

Entre as escolas mais tradicionais, não é Moscou, e sim a cidade de Sérguiev Possad, a 70 km da capital, a líder absoluta na produção de matryoshkas. Desde que o santo ortodoxo Sérgio de Rádonezh, fundador do mosteiro em torno do qual a cidade se desenvolveu e do qual tirou seu nome, começou a fabricar brinquedos de madeira no século XIV, Sérguiev Possad é conhecida como a capital dos brinquedos na Rússia.

Entre outros centros produtores estão às cidades de Semyônov, Merinovo, Polkhov Maydan e Vyatka, cada uma delas com sua peculiaridade.

domingo, 8 de novembro de 2009

Vídeo Festa Russa Balalaika 05.11

Vídeo Festa Russa Balalaika 05.11

Vídeo Festa Russa Balalaika 05.11

Vídeo Festa Russa Balalaika 05.11

Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Foto Festa Russa Balalaika 05.11




Foto Festa Russa Balalaika 05.11


Balalaika - Conteúdo Cultural


O Leste Europeu tem uma cultura pop rica, mas pouco divulgada fora de suas fronteiras. Mesmo com as diferenças entre os países, é possível identificar alguns traços comuns, como a presença de forte influência da estética oriental na música, no design e na produção audiovisual. Em diversos deles, há uma mistura intensa entre televisão e política.

O cinema talvez seja a mais conhecida das manifestações culturais recentes, a partir de cineastas premiados no Ocidente como o sérvio Emir Kusturica, o romeno Radu Mihaileanu e o russo Nikita Mikhalkov, e de filmografias como o cinema russo. Nos anos 1960 e 1970, era bem divulgada também a animação do Leste Europeu, que iniciou técnicas pioneiras em países como a Hungria e a então Tchecoslováquia.

Na música, em vários países predomina uma mescla entre ritmos tradicionais (conhecidos pelo intenso uso da modulação tonal) e estilos modernos e dançantes.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Balalaika recebe apoio da V-Unit



É com alegria que a Balalika recebe o apoio da V-Unit, roupas e acessórios militares.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Filmes Balalaikos - Best Girl from USSR

Filmes Balalaikos - Николай Прилепский - Левый марш

Filmes Balalaikos - Hospitāļu iela - Kaķis

Filmes Balalaikos - Ирина Билык - Катюша

Filmes Balalaikos - Sputnik_October 4_1957

Filmes Balalaikos - напоследок я скажу

Maiakóvski


BALALAICA
Maiakóvski (tradução: Augusto de Campos)


Balalaica
[como um balido abala
a balada do baile
de gala]
[com um balido abala]
abala [com balido]
[a gala do baile]
louca a bala
laica


BALALAICA

Balalaica
[budto laiem oborvala
scrípki bala
laica]
[s laiem oborvala]
oborvala [s laiem]
[láiki bala]
láicu bala
laica